Desculpe, o registro terminou.

Escutas da terra: vozes que curam, saberes que resistem!


  • Data:18/07/2025 08:00 PM
  • Localização Castro, PR, Brasil (Mapa)
  • Mais informações:Assentamento Maria Rosa do Contestado

Descrição

Alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16, que busca promover sociedades pacíficas e inclusivas, a valorização do patrimônio sonoro das práticas de saúde popular no Paraná – como as rezas, os benzimentos e a transmissão oral de saberes sobre plantas medicinais – fortalece a justiça social e a participação comunitária. Isso se baseia no respeito aos saberes tradicionais.

Ao reconhecer as benzedeiras como guardiãs de um conhecimento popular, transmitido pela escuta e pelo cuidado coletivo, esta iniciativa combate invisibilizações históricas e afirma o direito à diversidade cultural. Preservar essas vozes femininas é criar espaços onde todas as formas de sabedoria sejam ouvidas, respeitadas e celebradas.

A intervenção Escutas da terra promove a valorização das práticas de saúde popular a partir das histórias de vida das benzedeiras, mulheres que desempenham um papel central no cuidado comunitário em diversas regiões do Paraná. A atividade propõe uma reflexão sobre a relação entre território, cura e memória, por meio do registro de saberes tradicionais, rodas de escuta intergeracional e da criação coletiva de um mural de grafite inspirado em benzedeiras. 

Reconhecendo a oralidade como um patrimônio imaterial, a ação destaca o valor das rezas, das plantas medicinais e da escuta como práticas ancestrais que conectam gerações. Ao integrar expressão artística e educação sonora, Escutas da Terra se apresenta como um chamado à valorização dos saberes populares e à proteção das vozes femininas que sustentam o cuidado com a terra como forma de resistência cultural.